Página Inicial > Comunicação > Notícias

Jornada da Nutrição inicia com grande adesão - 28/08/2019

Primeiro dia do evento contou com palestras diversas e auditório do Salão Nobre lotado

Por Lucas Kurz
jornalismo@beneficencia-pelotas.com.br

Ocorreu nesta quarta-feira (28) a abertura da 3ª Jornada de Nutrição Clínica da Beneficência Portuguesa de Pelotas. As palestras se estendem também pela quinta-feira e trazem palestrantes locais e de fora apresentando diversos olhares sobre os mais modernos métodos de nutrição no ambiente hospitalar. O evento acaba trazendo à equipe novos horizontes para melhor tratar os pacientes e também aproxima a instituição das universidades.

A mesa de abertura contou com representantes dos hospitais e universidades da cidade e também da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan). O presidente da Beneficência Portuguesa, Francisco José Serra Leal, destacou a necessidade de manter-se em constante atualização em todos os campos que tangenciam a atuação hospitalar.  “Ninguém sabe nada se não se atualizar”, ressaltou. Já o Diretor Executivo, Dr. Armando Manduca da Rocha, apontou que, embora o serviço de Nutrição por vezes pareça “invisível” ao paciente, é um dos mais importantes quando mencionada a qualidade do Hospital. Na instituição o setor passou por um crescimento e o trabalho complexo e de qualidade, recebeu elogios do administrador.

As palestras abordaram temas variados e trouxeram palestrantes locais e de fora. A Dra. Victória Pagliosa veio de Curitiba para falar sobre os programas multimodais perioperatórios e a pré-habilitação em cirurgia. Já a Dra. Silvana Orlandi, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) falou sobre o uso do SARC-CALF como ferramenta preditiva de mortalidade no idoso hospitalizado.

Na primeira palestra, a nutricionista Dra. Angélica Ozório Linhares, autora do livro “Qual a cor do seu prato: Hábitos saudáveis e escolhas consciências na alimentação infantil”, falou da nutrição comportamental na prática clínica. Ela apontou a importância das atitudes nas mudanças de hábitos, por parte do paciente, para absorver as dietas e dicas repassadas pelos nutricionistas. A individualidade de cada paciente foi um dos assuntos abordados. “Ninguém é igual. Cada indivíduo reage diferentemente ao alimento conforme seu metabolismo”, lembra.

Mas não foram apenas nutricionistas que palestraram. O Dr. Enrique Saldaña finalizou o primeiro dia com o tema “Pancreatite aguda e nutrição: O que há de novo?”. O público, formado por profissionais e estudantes, além dos nutricionistas da casa, pode sanar dúvidas e ver métodos de alimentação e os principais indicadores e marcadores dos pacientes com estes diagnóstico.

A 3ª Semana da Nutrição Clínica da Beneficência Portuguesa é organizada pelo departamento de Nutrição do Hospital. A coordenadora do setor, Angela Cruz, disse que a ideia de trazer palestrantes com temas atuais e pesquisas com novidades é enriquecedor. Já a nutricionista Camila Marques comemorou que o engajamento do público superou as expectativas, com muitos interessados, lotando rapidamente as vagas destinadas. Luciane Ramires e Gabriela Queiroz também participam da organização do evento.

Programação continua
Nesta quinta-feira, as palestras iniciam-se às 14h. Confira a programação:

14h - Programa Alimentar Cardioprotetror Brasileiro - Nutricionista Dra. Renata Abib
14h50min - Papel da Alimentação Na Modulação da Microbiota Intestinal - Nutricionista Pâmela Salerno
15h40min - Intervalo - Coffee Break
16h - Diretrizes Braspen - Cuidado Voltado à Nossa Realidade - Nutricionista Dra. Carla Pastore
17h - Manejo do Diabetes na Prática Culinária - Médica endocrinologista e metabolista Dra. Eleonora Pereira Zanini

 

voltar >

Veja Também

  • CCIH

    Saiba mais sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

  • CIPA

    Conheça a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

  • CIHDOTT

    Saiba mais sobre a Comissção Intra-hospitalar de Captação de Órgãos e Tecido para Transplante.

Sociedade Portuguesa de Beneficência

Rua Andrade Neves, 915

Fone: (53) 3026-9333

Pelotas | RS

Create Soluções Web