Página Inicial > Comunicação > Notícias

Beneficência recebe Dr. Diego Rivas - 22/08/2018

O médico especialista em cirurgia torácica Diego Gonzalez Rivas realizou dois procedimentos na Beneficência Portuguesa de Pelotas no último sábado (17). O espanhol é o precursor da técnica de vídeo cirurgia torácica (Uniportal VATS) que possibilita procedimentos torácicos com apenas uma incisão. Entre as vantagens do método, está a rápida recuperação do paciente, o que diminui seu tempo de internação.

Tiveram oportunidade de passar pelas mãos do especialista, uma mulher de 76 anos e um homem, de 63. Ambos com problemas considerados agravantes de pulmão. Os procedimentos duraram cerca de 3 horas e os pacientes passam bem. “Se tratam de pulmões bastante fragilizados pelo tabaco. Foi um caso bonito, tranquilo, minimamente invasivo”, relatou Rivas.

O profissional realiza em média 900 procedimentos anualmente, sendo em sua grande parte no continente asiático. Seu trabalho frente a luta contra o câncer de pulmão já acumula prêmios e o resultado de seus estudos é pauta de grandes publicações. Para especialistas da área, Diego figura entre os melhores cirurgiões do mundo.

A empresa americana Intuitive Surgical está contando com auxílio do médico para o conceito de um robô capaz de realizar cirurgias torácicas Uniportais à distância. Da Vinci, carinhosamente chamado pela equipe, está desenvolvendo testes há cerca de um ano e até o início de 2019 deve realizar a primeira cirurgia do mundo deste tipo.

Atualmente, Diego Rivas atua no Complexo Hospitalar Universitário de Coruña (CHUAC), é membro da Associação Americana de Cirurgia Torácica e participa da direção do programa de treinamento em videocirurgia Uniportal no Shanghai Pulmonary Hospital - o maior centro de cirurgia torácica do mundo, onde são realizados cerca de 80 operações diariamente.

CONVITE

O integrante do corpo clínico da Beneficência e também especialista na área, Dr. Otávio Leite Gastal, criou maiores laços com a autoridade no mês de julho, onde esteve entre os 20 especialistas convidados para o Encontro e Conferência Internacional de Video-Assisted Thoracoscopic Surgery, organizado pela Divisão de Cirurgia Torácica do Hospital Universitário de Tongji, em Shanghai, sob supervisão de Rivas. Na ocasião, o convite para acompanhar dois procedimentos no hospital pelotense foi recebido de forma positiva.

voltar >

Veja Também

  • CCIH

    Saiba mais sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

  • CIPA

    Conheça a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

  • CIHDOTT

    Saiba mais sobre a Comissção Intra-hospitalar de Captação de Órgãos e Tecido para Transplante.

Sociedade Portuguesa de Beneficência

Rua Andrade Neves, 915

Fone: (53) 3026-9333

Pelotas | RS

Create Soluções Web