A Beneficência Portuguesa possui ao todo sete unidades de Internação que atendem sócios, diversos tipos de convênios, particulares e ao Sistema Único de Saúde.
Nosso Hospital é dividido nas seguintes Unidades:
Localizada no final do corredor central, a Unidade de Tratamento Intensivo Geral é uma unidade de alta complexidade (Nível II) dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos, e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar. A UTI foi reequipada, resultando em uma Unidade moderna, completa e com equipamentos de última geração.
Ao todo são 10 leitos, com sistema de pressão negativa, projetados para possuir individualidade quando necessário. A UTI Geral possui ainda sala de isolamento, sala de descanso da equipe, vestiários, banheiros para colaboradores, além de estar em contato com o Sistema Geral do Hospital.
Atua no setor, uma equipe composta por médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Além destes, conta também com outros serviços de apoio, como nutricionista, higienização, CCIH, e demais setores de suporte, sempre buscando oferecer ao paciente um espaço livre de infecção e com cuidado permanente.
O religioso nasceu no dia 25 de fevereiro de 1913 na cidade de Merzig, Alemanha. Filho de Nicolau e Bárbara Johannes, foi batizado na paróquia de Santa Helena, cidade de Brotdof, onde também cursou o primário. O secundário foi feito na Bélgica e depois ingressou na ordem Lassalista.
Em 1930 veio para o Brasil e começou a lecionar na cidade de Canoas, onde fez diversos cursos, como Pedagogia. Em 1942 cursou Economia, depois ingressou no Seminário Central de São Leopoldo e fez Teologia e Filosofia. No dia 7 de dezembro de 1947, foi ordenado pelo bispo dom Antônio Zattera, na Catedral.
Johannes foi designado em 1948 pároco da Catedral, onde permaneceu até o ano de 1953. Viajou para a Alemanha e ao retornar reassumiu a função, desta vez no período de 1967 a 1970. No ano de 1980 começou a exercer a atividade de co-adjutor (ajudante de vigário) da catedral, onde permaneceu até ontem.
Todos os domingos às 10h30min, padre Carlos celebrava a missa das crianças.
Mesmo com 91 anos, estava sempre com a agenda cheia. Celebrava missa no Instituto São Benedito, atendia na creche São Francisco de Paula e trabalhava com grupos de casais duas vezes por semana. Todas as quintas e domingos ele atuava na Catedral e respondia ainda pela Comunidade São Vicente de Paulo.
O Padre Carlos Johannes faleceu em Pelotas, em 2004, vítima de mal súbito.
A Unidade Cardiológica de Tratamento Intensivo é classificada como de TIPO II. Esta classificação possibilita o atendimento de alta complexidade nos casos de pacientes com infarto agudo do miocárdio, síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca descompensada, arritmias cardíacas graves, crises hipertensivas, edema agudo de pulmão de origem cardiológica, “cor-pulmonale” agudo, pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca, pré e pós-implante de stent coronariano, pré e pós-operatório de procedimentos endovasculares, necessidade de implante de marcapasso temporário, choque cardiogênico, necessidade de assistência circulatória mecânica e outras.
Distribuída em uma área de mais de 300 m², a UCTI fica localizada na frente do Setor de Nefrologia, no corredor central. Terá uma ligação direta com a UTI Geral, facilitando o cuidado com pacientes de ambas as unidades.
A construção da Unidade foi resultado de investimento do Governo do Estado e de recursos próprios da Beneficência.
O Dr. Armando Manduca da Rocha é natural de Livramento, nascido no dia 5 de outubro de 1943. É formado em medicina pela antiga faculdade IPESSE (atual escola de medicina da UFPel), especialista em urologia pela AMB (Associação Médica Brasileira) e pós-graduado em administração hospitalar pela UCPel, além de possuir um extenso currículo de cursos e seminários.
A história profissional do Dr. Manduca é diretamente ligada à Beneficência Portuguesa de Pelotas. Em 1970 passou a fazer parte do corpo clínico do Hospital, um dos fundadores do serviço de Nefrologia, realizou o primeiro transplante de rins na cidade tornando-se um dos pioneiros neste tipo de procedimento.
Atualmente, é um dos administradores do Hospital, exercendo a função de Diretor Executivo, sendo diretamente responsável pelo crescimento da Instituição, e pela criação de novos espaços como a UCTI.
Inaugurado em março de 2022, o Centro Cirúrgico Comendador Francisco Serra entrega à sociedade uma estrutura que está mudando o atendimento em saúde na região. São mais de mil metros quadrados e seis salas cirúrgicas com tecnologia de ponta para fazer o que fazemos de melhor: ajudar pessoas.
Com essas seis salas, incluindo a Sala Híbrida, o Centro Cirúrgico tem capacidade de operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, nas mais diversas especialidades de pequenas, médias e grandes complexidades, com cirurgias de urgência, emergência e eletivas.
O grande diferencial do Centro é o fato de sua ampla e moderna estrutura ser aliada à alta tecnologia. O sistema é interligado, aliando softwares de gestão, de protocolos médicos e equipamentos que trazem maior qualidade e conforto às equipes e pacientes. A dispensação de medicações e demais itens necessários é toda digital, via código de barras. Um sistema de reconhecimento facial para médicos e colaboradores, faz com que nenhuma pessoa sem autorização consiga acessar o bloco.
Cada uma das salas conta com uma estrutura completa com: carros anestésicos, torres de vídeo e toda a tecnologia necessária para realização de procedimentos.
A Sala de observação, com espaço amplo e moderno, oferece um acompanhamento em tempo real de todas as funções do paciente.
Fora isso, uma sala de espera exclusiva para os acompanhantes mostra a atualização do paciente em tempo real. Uma sala pós-cirúrgica também fica no local para acompanhantes e profissionais envolvidos conversarem sobre o procedimento.
A Beneficência Portuguesa sempre atenta às necessidades da comunidade de Pelotas, há 25 anos atrás já sabia das dificuldades em encontrar um atendimento especializado com valores acessíveis a todos.
Desta forma, criou o Centro Médico Integrado. Como o próprio nome já diz, ele é um Centro que reúne, atualmente, 19 especialidades das mais diversas, proporcionando um atendimento de qualidade e com valor acessível.
É composto por médicos que fazem parte do nosso corpo clínico, com vasta experiência no mercado. Além disso, contamos com uma equipe de assistência pronta para lhe atender da melhor forma possível, sempre atenta ao atendimento humanizado e acolhedor.
Através do Centro, você pode consultar diversos especialistas num só lugar. É possível também receber orientações de nossos profissionais, caso você necessite de alguma intervenção cirúrgica. Se necessário, estar no mesmo espaço que o Hospital pode facilitar esse processo.
Usar o CMI tem diversas vantagens, mas o que os usuários mais comentam é relacionado com a localização, a facilidade na marcação de consultas, e claro, o preço.
A Beneficência Portuguesa de Pelotas possui atendimento ambulatorial totalmente via Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ambulatório fica localizado na Rua General Osório, 290 A (ao lado do SAÚDE MAIOR).
Especialidades atendidas:
Você pode ter mais informações pelo telefone (53) 3026-9330
ou e-mail ambulatorio@beneficencia-pelotas.com.br
Clique nos títulos para ser direcionado para o site do Saúde Maior.
Pronto atendimentoO Pronto Atendimento não é apenas para os sócios da Beneficência e beneficiários do Plano de Saúde “Saúde Maior”, mas para outros convênios e consultas particulares. Por ser parte da Beneficência Portuguesa, o Pronto Atendimento do Saúde Maior, conta com toda a estrutura do Hospital. Isso significa rapidez no caso de internação e realização de exames. Dessa forma é oferecido Bloco Cirúrgico, UTI, UCTI, serviços como Nefrologia, cirurgia cardíaca entre outros, todos de alta complexidade e equipados com a mais moderna tecnologia.
Lembramos apenas que o Pronto Atendimento deve ser utilizado apenas nos casos de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
Se a situação não é de gravidade imediata, procure seu médico de confiança, no consultório, onde pode acompanhar seu histórico clínico.
O Saúde Maior é um plano de saúde completo, anexo à Beneficência Portuguesa de Pelotas. Estamos há 26 anos no mercado atuando com excelência, prestando um serviço de qualidade e acessível, já que nossos planos são variados, em disponibilidade e valores.
Possuímos Pronto Atendimento, Serviço Ambulatorial, Consulta com Especialistas, Exames Laboratoriais e de Imagem entre outros serviços. Pode-se dizer que Saúde Maior é um plano completo para atender você, seus familiares e até mesmo sua empresa, já que possuímos a modalidade de plano família ou empresarial.