hospital

Home hospital

UTI Geral Padre Carlos Johannes

Localizada no final do corredor central, a Unidade de Tratamento Intensivo Geral é uma unidade de alta complexidade (Nível II) dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos, e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar. A UTI foi reequipada, resultando em uma Unidade moderna, completa e com equipamentos de última geração.

Ao todo são 10 leitos, com sistema de pressão negativa, projetados para possuir individualidade quando necessário. A UTI Geral possui ainda sala de isolamento, sala de descanso da equipe, vestiários, banheiros para colaboradores, além de estar em contato com o Sistema Geral do Hospital.

Atua no setor, uma equipe composta por médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Além destes, conta também com outros serviços de apoio, como nutricionista, higienização, CCIH, e demais setores de suporte, sempre buscando oferecer ao paciente um espaço livre de infecção e com cuidado permanente.

Quem foi o Padre Johannes?

O religioso nasceu no dia 25 de fevereiro de 1913 na cidade de Merzig, Alemanha. Filho de Nicolau e Bárbara Johannes, foi batizado na paróquia de Santa Helena, cidade de Brotdof, onde também cursou o primário. O secundário foi feito na Bélgica e depois ingressou na ordem Lassalista.

Em 1930 veio para o Brasil e começou a lecionar na cidade de Canoas, onde fez diversos cursos, como Pedagogia. Em 1942 cursou Economia, depois ingressou no Seminário Central de São Leopoldo e fez Teologia e Filosofia. No dia 7 de dezembro de 1947, foi ordenado pelo bispo dom Antônio Zattera, na Catedral.

Johannes foi designado em 1948 pároco da Catedral, onde permaneceu até o ano de 1953. Viajou para a Alemanha e ao retornar reassumiu a função, desta vez no período de 1967 a 1970. No ano de 1980 começou a exercer a atividade de co-adjutor (ajudante de vigário) da catedral, onde permaneceu até ontem.

Todos os domingos às 10h30min, padre Carlos celebrava a missa das crianças.

Mesmo com 91 anos, estava sempre com a agenda cheia. Celebrava missa no Instituto São Benedito, atendia na creche São Francisco de Paula e trabalhava com grupos de casais duas vezes por semana. Todas as quintas e domingos ele atuava na Catedral e respondia ainda pela Comunidade São Vicente de Paulo.

O Padre Carlos Johannes faleceu em Pelotas, em 2004, vítima de mal súbito.