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Horário de Visitas

Desde o início da pandemia, em 2020, o hospital Beneficência Portuguesa, assim como outros, teve que suspender as visitas em suas unidades de internação, visando o cuidado com a saúde de todos.

Porém, nas nossas duas unidades de terapia intensiva as visitas seguem liberadas, funcionando da seguinte maneira:

De segunda a domingo, às 15h e às 21h, somente uma pessoa é autorizada. Para que menores de idade possam visitar um paciente, é necessária autorização do médico responsável.

Assim que as visitas em nossas demais unidades forem liberadas, iremos informá-los por meio dos nossos canais oficiais.

Internação Hospitalar

Regras e documentação.

Internação

O setor de Internação do Hospital está localizado na entrada da portaria da rua Andrade Neves, um local climatizado e com total conforto para os usuários e seus familiares. Para que você utilize nossos serviços é importante tomar cuidado com algumas orientações para a sua internação:

  • Documento de Identidade do Paciente e do responsável.
  • Cadastro de Pessoa Física do Paciente (CPF) e do responsável.
  • Encaminhamento médico
  • Autorização do Convênio
  • Cartão Nacional de Saúde

Após o processo de cadastro e internação, a equipe de internação irá conduzir até o quarto que você ficará internado. Durante o processo de internação, nossa equipe de Hotelaria faz a vistoria completa, tudo para deixar o quarto em perfeita limpeza e funcionamento para a sua estadia.

Se o paciente for transferido para alguma das nossas Unidades de Terapia Intensiva (UTI E UCTI), o quarto deve ser desocupado, se for de opção dos familiares, se ou acompanhantes a permanência nos mesmos, será cobrada a diária normal e não será oferecido o serviço de copa.

Qualquer dúvida você pode procurar o posto de enfermagem da sua unidade.

Alta Hospitalar

Com certeza este é o momento mais importante para você, a alta hospitalar. Para que você possa sair do Hospital tranquilamente, é necessário tomar alguns cuidados:

  • Você deverá ter a autorização médica ou da enfermagem devidamente preenchido.
  • Se você está internado por algum Plano de Saúde, pedimos que espere a nossa equipe finalizar a alta hospitalar.
  • Se for necessário algum acerto financeiro, procurar o caixa, localizado no setor de internação.

Direitos e Deveres do Paciente

DIREITOS DO PACIENTE

O paciente tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou por qualquer outra forma de discriminação.

O paciente tem direito a identificar o profissional por crachá preenchido com nome completo, função e cargo.

O paciente tem direito às informações de maneira clara, simples e compreensiva, adaptadas à sua condição cultural.

Compreender as ações diagnósticas e terapêuticas, o que pode decorrer delas, a duração do tratamento, a localização de sua patologia, se existe necessidade de anestesia, qual o instrumento a ser utilizado e quais regiões do corpo serão afetadas pelos procedimentos.

O paciente tem o direito de consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a serem nele realizados. Deve consentir de forma livre, voluntária, esclarecida com adequada informação. Quando ocorrem alterações significantes no estado de saúde inicial ou da causa pela qual o consentimento foi dado, este deverá ser renovado. Nos casos comprovados de incapacidade de manifestação consciente, o paciente deverá ser legalmente representado.

O paciente tem direito de ter seu prontuário médico elaborado de forma legível e de consultá-lo de acordo com as normas estabelecidas pela instituição. Esse prontuário deve conter o conjunto de documentos padronizados do histórico do paciente, princípio e evolução da doença, raciocínio clínico, exames, conduta terapêutica, demais relatórios e anotações clínicas.

O paciente tem direito a segurança e integridade física, limitada às condições de ação e instalações da instituição.

O paciente tem direito ao acesso ás contas detalhadas referentes ás despesas de seu tratamento, exames, medicação, internação e outros procedimentos médicos, após finalização do processo de faturamento e auditoria.

O paciente tem o direito de ter resguardados os seus segredos, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que isso não acarrete riscos a terceiros ou a saúde pública.

O paciente tem direito a manter sua privacidade, com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que resguarde esta privacidade.

O paciente tem direito de receber ou recusar assistência moral, social e religiosa.

O paciente tem direito a uma segunda opinião médica, a informações com a Enfermagem ou a Central de Relacionamento ao cliente.

DEVERES DO PACIENTE

O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de dar informações precisas, completas e acuradas do seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à saúde.

O paciente deverá informar as mudanças de seu estado de saúde aos profissionais responsáveis por seu tratamento.

O paciente deverá demonstrar o entendimento das ações efetuadas ou propostas visando a cura dos agravos a sua saúde, a prevenção das complicações ou sequelas, sua reabilitação e a promoção de sua saúde, podendo fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.

O paciente deverá seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.

O paciente deverá indicar o responsável financeiro por seu tratamento e informar o hospital de quaisquer mudanças nesta indicação.

O paciente deverá conhecer e respeitar as normas e regulamentos da instituição por meio do Manual de Orientação ao Paciente.

O paciente deverá respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviço da instituição.

O paciente deverá zelar e solicitar que seus visitantes e acompanhantes também o façam pelas propriedades do hospital colocadas à disposição para seu conforto e tratamento.

O paciente deverá participar do seu plano de tratamento e alta hospitalar ou indicar quem o possa fazer.

Same (Serviço de Arquivo Médico e Estatística)

O SAME guarda por 20 anos toda e qualquer informação do paciente que passar pela instituição, cuidando da conservação e do sigilo.

Alimentado pelo setor de contas médicas, o setor armazena o prontuário do paciente, classifica e enumera para facilitar o acesso quando o médico/paciente precisar, poder ser providenciado o mais rápido possível.

Somente o Paciente ou um representante legal pode pedir acesso ao prontuário. para isso basta entrar em contato com o SAME através do (53) 3026-9447. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h às 16h30.

Para os médicos, é necessário ir pessoalmente ao SAME para visualizar o prontuário, mas caso queira agendar um horário, o telefone de contato é o mesmo.

Clique aqui e baixe a requisição

Informações de Serviços

Hotelaria

Mais do que o cuidado com o paciente, um hospital deve oferecer um ambiente agradável a todas as pessoas que diariamente frequentam a instituição.

A Beneficência Portuguesa sempre esteve preocupada em oferecer mais do que o serviço. Através do acolhimento e do atendimento humanizado, acreditamos que essas preocupações ajudam no cuidado e na melhora dos pacientes, assim como auxiliam acompanhantes e colaboradores.

O Serviço de Hotelaria possui uma série de itens que precisam ser cumpridos para que o apartamento seja considerado apto para a utilização, assim o cuidado é feito tanto na entrada (check-in) como na alta (checkout), ou seja, o Hospital deve oferecer um quarto em perfeitas condições, assim como o paciente deve também entregar o quarto da mesma forma.

Além do ambiente, um bom atendimento e o bem-estar do paciente e familiar também deve ser uma marca. A Beneficência busca qualificar seus colaboradores, para proporcionar a excelência no atendimento.

Você pode avaliar o serviço de Hotelaria da Beneficência Portuguesa através da pesquisa de opinião ou então pela ouvidoria, através do site (www.beneficencia-pelotas.com.br), e-mail (ouvidoria@beneficencia-pelotas.com.br) ou questionários de pesquisas espalhados pelo hospital.

A Hotelaria Hospitalar é um conjunto de serviços, normas e ações que visam o bem-estar, segurança, valores e conforto do Enfermo, fornecendo, da melhor forma possível, as acomodações e o ambiente como um todo. É composta de vários setores, cada um com suas particularidades:

  • Internação - Recebe os pacientes, cadastra e realiza a internação, ou encaminha para os setores, no caso de procedimentos ambulatoriais. A Internação interage com todas as áreas do Hospital.
  • Autorizações (Convênios e SUS) – Solicita autorização e libera as internações e procedimentos dos pacientes.
  • Recepção - Recepciona e encaminha os pacientes para o Bloco Cirúrgico, Hemodinâmica, Nefrologia e coordena as visitas das UTIs.
  • Hotelaria - Visa reduzir o mal estar do paciente, proporcionando conforto e satisfação durante sua internação, mantendo as instalações preparadas e abastecidas adequadamente para receber os pacientes com higiene, conforto e qualidade.
  • Higienização - É de fundamental importância no processo de controle de infecção hospitalar. Suprimindo ao máximo os microrganismos, garantimos um ambiente mais seguro e, portanto, menos propício ao aparecimento de doenças que prolongam o período de recuperação do paciente e podem causar prejuízos à sua saúde.
  • Lavanderia - É um serviço de apoio ao atendimento dos pacientes responsável pelo processamento, controle e distribuição das roupas em condições adequadas para todo o Hospital.
  • Nutrição - Exerce papel fundamental na recuperação dos doentes, uma vez que é essencial para garantir todos os nutrientes que o corpo precisa num momento de enfermidade. Enfrenta o desafio de ser saborosa e agradável ao paladar. Temos quatro nutricionistas que se dedicam a supervisão e conferência dos trabalhos, fiscalização da produção dentro das normas e elaboração de cardápios. Também realizam visitas a pacientes, prescrição de dietas, acompanhamento e orientação de alta.
  • Caixa - Recebe pagamentos de pacientes e/ou terceiros, realiza depósitos bancários e efetua pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços, entre outras atividades relacionadas ao Caixa.
  • PABX - Realiza e recebe ligações internas e externas e fornece informações diversas.
  • Portaria – Recepciona e controla o fluxo de entrada e saída de pessoas, realiza o encaminhamento de clientes, médicos e pacientes para os locais de interesse identificando-os para após liberar o acesso, cumprindo as normas do Hospital.

Além disso, a Gerência de Hotelaria trabalha em conjunto com todas as outras Gerências do Hospital.

Psicologia

Na Beneficência Portuguesa, o serviço de Psicologia possui duas vertentes:

  • Psicologia do Trabalho - Recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação profissional, aplicação de dinâmicas em grupo, medidas motivacionais e de integração às políticas organizacionais, atendimento humanizado e acompanhamento psicológico ao funcionário.
  • Psicologia Assistencial - Acolhimento e suporte emocional aos pacientes e familiares, identificando motivações e dificuldades na adesão ao tratamento proposto pela equipe, auxiliar na compreensão e assimilação da condição clínica, diagnóstico e tratamento, identificar e fortalecer recursos de enfrentamento, realizar preparação psicológica para cirurgia, auxiliar a equipe multiprofissional no cuidado integral ao paciente, auxiliar no processo de cuidados paliativos e realizar preparação psicológica para alta hospitalar.

Atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Psicóloga responsável:
Carla Soares - CRP: 07/12550 (formada em Psicologia Clínica e pós graduada em Liderança Coaching e Gestão de Pessoas).