hospital

Home hospital

UCTI - Dr. Armando Manduca

A Unidade Cardiológica de Tratamento Intensivo é classificada como de TIPO II. Esta classificação possibilita o atendimento de alta complexidade nos casos de pacientes com infarto agudo do miocárdio, síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca descompensada, arritmias cardíacas graves, crises hipertensivas, edema agudo de pulmão de origem cardiológica, “cor-pulmonale” agudo, pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca, pré e pós-implante de stent coronariano, pré e pós-operatório de procedimentos endovasculares, necessidade de implante de marcapasso temporário, choque cardiogênico, necessidade de assistência circulatória mecânica e outras.

Distribuída em uma área de mais de 300 m², a UCTI fica localizada na frente do Setor de Nefrologia, no corredor central. Terá uma ligação direta com a UTI Geral, facilitando o cuidado com pacientes de ambas as unidades.

A construção da Unidade foi resultado de investimento do Governo do Estado e de recursos próprios da Beneficência.

Quem é o Dr. Armando Manduca da Rocha?

O Dr. Armando Manduca da Rocha é natural de Livramento, nascido no dia 5 de outubro de 1943. É formado em medicina pela antiga faculdade IPESSE (atual escola de medicina da UFPel), especialista em urologia pela AMB (Associação Médica Brasileira) e pós-graduado em administração hospitalar pela UCPel, além de possuir um extenso currículo de cursos e seminários.

A história profissional do Dr. Manduca é diretamente ligada à Beneficência Portuguesa de Pelotas. Em 1970 passou a fazer parte do corpo clínico do Hospital, um dos fundadores do serviço de Nefrologia, realizou o primeiro transplante de rins na cidade tornando-se um dos pioneiros neste tipo de procedimento.

Atualmente, é um dos administradores do Hospital, exercendo a função de Diretor Executivo, sendo diretamente responsável pelo crescimento da Instituição, e pela criação de novos espaços como a UCTI.