Atentas às necessidades dos pacientes, as colaboradoras da Beneficência Portuguesa de Pelotas, Carmem Rosane da Silva, Gabriela Queiroga e Angela Lopes da Cruz criaram o projeto “Grupo Gente do Bem”.
O intuito do projeto é identificar pacientes que estejam internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que precisem de um conforto em meio a internação, através de um alimento ou de um produto de higiene, por exemplo.
Foi assim que nasceu o Gente do Bem em abril de 2022, e desde então, o projeto segue firme ajudando quem mais precisa. Esses alimentos doados através de kits montados pelos participantes do projeto servem para alimentar pacientes e acompanhantes que não têm condições financeiras de ter mais refeições durante o dia, além das que já são fornecidas pelo Hospital.
Angela Cruz, nutricionista, relata que as organizadoras do grupo têm o controle de tudo que recebem e das pessoas que são beneficiadas, como forma de transparência e prestação de contas do que foi arrecadado. “É uma forma de medir também o impacto que o projeto causa”, comenta Angela.
A entrega do primeiro kit foi feita em 14 de abril do ano passado, e deste dia até dezembro de 2022, 239 kits foram doados. Este ano, até o mês de março, já foram entregues 107 kits aos nossos pacientes.
A rede de conversa entre os colaboradores também ajuda o Gente do Bem, já que certa vez o funcionário pode não doar diretamente o item, mas comenta com um colega que pode ajudar. Acaba sendo um cuidado de todos os setores que fazem parte do projeto.
“Acredito que o projeto tem cumprido o seu papel durante esse período. Conseguimos ajudar quem mais precisa, o paciente e o familiar que está junto, dando um conforto para eles”, comenta Carmem.
COMO É FEITA A ESCOLHA DE QUEM RECEBE O KIT
Para selecionar o paciente beneficiado, os colaboradores que acessam os leitos vão percebendo no dia a dia aqueles que mais necessitam. Com isso, eles conversam com a equipe do projeto e repassam o leito do paciente em questão para a Assistente Social, Niara Atrib, que verifica se realmente o paciente tem dificuldades financeiras, fazendo com que o kit seja entregue realmente para quem precisa.
PRESENTE PARA QUEM DOA
Para motivar ainda mais os funcionários do Hospital a ajudarem o projeto, a Carmem criou um sorteio mensal onde quem concorre são os doadores daquele mês. A cada mês, caixas de bombom são sorteadas para os participantes do projeto, um mimo para aqueles que ajudam o próximo.
Quem puder e quiser participar do Gente do Bem, pode fazer a sua doação no setor de nutrição do Hospital, ou enviar uma mensagem para o contato (53) 98126-3433 e entrar no grupo de WhatsApp que foi criado para informar mensalmente os itens necessários e o mapeamento de pessoas que estão precisando dessa ajuda. O grupo permite apenas mensagens enviadas pelo administrador, que informa o que irão arrecadar naquele mês, qual o dia e depois divulga o resultado do sorteio. Atualmente, uma média de 70 pessoas ajudam o Gente do Bem.
O QUE O GRUPO PRECISA
Os itens mais necessários para montar os kits são alimentos de fácil consumo, como biscoito, café, chá, e suco, por exemplo. Além de produtos de higiene pessoal, fraldas, toalhas de banho entre outros. Através da percepção nesse contato diário com os internados que a equipe do Grupo Gente do Bem irá entender quais as necessidades de cada momento.
Se você puder, faça a sua parte e dê um pequeno conforto àqueles que estão passando por um momento delicado e junte-se ao Grupo por esse bem maior!
Para encerrar, deixamos o relato de agradecimento da colaboradora Carmem da Silva:
“Abril, mês de agradecimento. Agradecer a Deus pela oportunidade de ajudar o próximo. Agradecer aos colaboradores pela participação, pelo carinho, amor e dedicação para com nossos pacientes. As nutricionistas Gabriela Queiroga, Angela Cruz, Assistente Social, Niara Atrib, e Rosane Campelo do SAME. Aos Biscoitos Zezé e todos amigos e familiares, nosso muito obrigado”.